quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Compartilhe o bem, saiba como é fácil doar medula óssea



Campanha. Imagem: Divulgação
O que é medula óssea? 

A medula óssea é encontrada dentro dos ossos do corpo. Ela produz todos os componentes do sangue, incluindo as células brancas, os agentes mais importantes do sistema de defesa do ser humano.

O que acontece se não é possível encontrar um doador compatível entre os familiares do paciente?

É preciso procurar, então, um doador compatível, por exemplo, num Banco de Medula Óssea. O Banco de Medula necessita de um número muito grande de voluntários tipados para HLA, para que possa encontrar com mais facilidade um doador compatível.

Quem pode ser doador? 

Voluntários podem ser pessoas em bom estado de saúde, com idade entre 18 e 55 anos.

Se um doador compatível é encontrado, o que se segue? 

Uma vez que o laboratório tenha identificado uma compatibilidade, o próximo passo é obter a certeza de que o doador quer seguir com o propósito da doação através de uma decisão muito consciente (a vida do paciente fica então nas mãos da decisão do doador.)

O que acontece antes da doação, para o doador? 

Um exame clínico é realizado para certificar o bom estado de saúde do doador. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou alimentares.

Como a medula é removida? 

Todos os doadores recebem anestesia geral ou peri-dural. Geralmente 4 a 8 pequenas punções são feitas na área pélvica posterior. A medula é extraída assim por aspiração feita com agulha ou seringa. Tal procedimento dura aproximadamente 60 a 90 minutos. Menos de 10% da medula óssea é removida. Dentro de poucas semanas o doador já recompôs a medula doada.

Quais são os riscos para os doadores? 

Os riscos são praticamente inexistentes. Até hoje não há relato de nenhum acidente importante devido a esse procedimento. Quando muito, os doadores relatam um pouco de dor no local da punção.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível? 

Estima-se que seja por volta de 1 para 100; até 1 para 1000 as chances de se encontrar um doador compatível entre pessoas não aparentadas. Esta grande variação corre por conta dos HLA do paciente serem encontrados mais ou menos raramente na população

Quem necessita de transplante de medula óssea? 

Pacientes com produção anormal de células sanguineas, geralmente algum tipo de câncer do sangue, como leucemias, que necessitam de transplante de medula. Também aqueles pacientes portadores de aplasia de medula ou destruição de medula por irradiação podem Ter indicação para o transplante, entre outros

Como os pacientes recebem a medula óssea? 

Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Demora aproximadamente 2 semanas para que a nova medula comece a produzir células novas.

Locais para doação


Boldrini
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...