domingo, 25 de agosto de 2013

Papa Francisco e Joaquim Barbosa estreiam ranking dos mais admirados pelos jovens brasileiros



Papa Francisco e Joaquim Barbosa. Imagem: Arquivo/O Tempo

Saber quem são os líderes dos jovens de hoje e porque eles são sua referência de liderança é um bom caminho para entender o que eles esperam de seus gestores na vida real. Em 2013, os 52 mil jovens brasileiros que participaram da pesquisa, com idade entre 17 e 26 anos, citaram 1.880 líderes diferentes.


E entre os líderes mundiais e brasileiros mais admirados, observa-se que, desde 2009 (ano em que a seção “Liderança” foi incluída na pesquisa), o perfil dos escolhidos vem mudando aos poucos. Pelos rankings passaram gestores, ex-gestores, pais, mães, ícones do esporte e além de empresários e políticos.

No mundo


No ranking de líderes mundiais, os jovens apontaram um único nome que não é político nem tampouco empresário: Papa Francisco. Outra grande estreia foi Joaquim Barbosa e ambos foram escolhidos por suas características pessoais, como humildade, disciplina e determinação, pelas causas pelas quais lutam e pela paixão pelo que fazem.

Nesse ranking, Barack Obama volta ao primeiro lugar como em 2011.  Compondo o ranking da segunda a décima posição temos: Eike Batista, Steve Jobs, Roberto Justus, Dilma Rouseff, Joaquim Barbosa, Bill Gates, Papa Francisco, Mark Zuckerberg e Lula.

Os motivos de escolha desses líderes também refletem os valores e crenças desses jovens. Empreendedorismo e inovação são apontados por 26% dos respondentes. Determinação, disciplina e humildade estão em segundo lugar. O terceiro ponto é a visão sistêmica e a clareza sobre aonde se quer chegar com 14% das respostas. Os jovens valorizam ainda a capacidade de defender uma causa (13%) e de superar barreiras e vencer preconceitos (10%).

No entanto, a mesma pesquisa aponta que o número de jovens que admiram um líder vem caindo. Em 2013, 54% dos jovens disseram ter um líder, 6% a menos que no ano passado.

No Brasil
No ranking brasileiro, além de Joaquim Barbosa estão o esportista e empresário Jorge Paulo Lemann; a presidente da Petrobras, Graça Foster; e Flavio Augusto da Silva, dono de uma rede de escolas de idiomas, acionista do Grupo Abril e "amigo" de 1,3 milhões de pessoas no Facebook.

Barbosa é possível dizer que foi apontado pelos jovens em razão de sua exposição na mídia devido à importância de seu papel no julgamento de um dos momentos mais marcantes da justiça e da política brasileiras.  

A pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, em sua 12ª Edição é realizada em parceria com a Nextview People.


O Tempo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...