quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Na Alemanha, bairro solar produz quatro vezes mais energia do que consome


Imagem: Divulgação
Desde os anos 70, o cidade de Friburgo tem reputação de ser a capital ecológica da Alemanha. A cidade tem uma orientação energética sustentável desde 1986, tendo a energia solar como principal referência. Até 2007, a cidade conseguiu reduzir a emissão de CO2 per capita em 20% e dobrou a capacidade do sistema de transporte público, com 35% dos residentes vivendo sem carro.
O bairro Schlierberg levou à risca a tradição da cidade. Ele utiliza energia solar e produz quatro vezes mais eletricidade do que consome. A vila foi projetada pelo arquiteto alemão Rolf Disch, conhecido por planejar as instalações solares desde o início, posicionando os painéis fotovoltaicos de maneira correta, o que garante o a eficiência energética do local.

Ao todo, são 59 residências e um edifício comercial, Solar Ship, que também possui nove apartamentos em sua cobertura. As residências comuns possuem entre 75 e 162 m². Todas as casas são de madeira sustentável e o conceito de cores foi desenvolvido pela artista Erich Wiesner.

Arquitetura também garante luminosidade natural

Além das placas solares, as casas utilizam o aquecimento solar passivo e a luminosidade natural. O isolamento à vácuo também melhora o sistema térmico.

As coberturas captam a água da chuva, que é utilizada na irrigação de jardins e nas descargas de vasos sanitários.

Todos os carros do condomínio são parados na garagem abaixo do edifício comercial, onde existe um sistema de compartilhamento de automóveis para evitar o trânsito interno.

Catraca Livre
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...