quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Colegas denunciam e aluno da Uerj é expulso por fraudar sistema de cotas


Imagem: Divulgação
Um aluno do curso de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi expulso da instituição no início de 2013 após fraudar o sistema de cotas no vestibular. O caso veio à tona apenas neste ano e foi revelado pelo jornal O Globo. O estudante, de classe média alta e morador da Zona Sul da cidade, afirmou durante a inscrição que era dependente de sua empregada doméstica. Assim, ele se enquadraria no critério que adota cota para quem tem renda per capita familiar de R$ 960 por mês.

Em entrevista ao G1 na manhã desta quinta-feira (23), o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, contou que além deste, outros nove casos também estão sendo apurados. "Estamos com nove sindicâncias abertas e esperamos solucionar estes casos o mais breve possível. Acho lamentável este tipo de atitude que causa um sentimento de tristeza e indignação em todos os outros alunos que entraram de maneira correta", explicou o reitor, que acrescentou ainda que a denúncia da fraude partiu dos próprios alunos da instituição.

"Os alunos não ficam felizes com este tipo de comportamento. Acabam descobrindo e, depois, denunciam. Foi uma infeliz ideia e uma grande distorção, que acabou durando somente um ano. Descobrimos o caso, encaminhamos para o Ministério Público e para a Polícia Civil e ele terá que responder a processo penal", completou Vieiralves, que contou ainda que o aluno confessou que fraudou a documentação. 
 
Segurança no sistema

Apesar das denúncias, o reitor da Uerj – primeira universidade do Rio a adotar cotas – enfatizou que o sistema é seguro e nada será modificado. "É um processo pedagógico de primeira qualidade. Estamos mudando a elite nacional e estamos inserindo a 'cor' do Brasil nesta elite. Queremos mais do que gente de berço esplêndido, queremos gente de berço pobre", concluiu Vieiralves.
 
Renata Soares 
G1
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...