segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Saiba quem doou e quanto para a campanha do prefeito de sua cidade e descubra as relações entre ambos


Imagem: Reprodução

Por todo o Brasil, vê-se a mesma coisa, familiares, secretários e empresas ganhadoras de licitações aparecendo como doadores de campanha dos candidatos à prefeito nas eleições municipais de 2012. 

Segundo um estudo feito recentemente, sobre empresas que doam para campanhas e que tem um retorno de 850%, em quase todo o Brasil, na maioria esmagadora dos casos, os candidatos usam várias táticas para fugir de investigações e eventuais punições. Por exemplo, em muitas cidades do interior, os candidatos contratam determinados serviços, mas pagam por fora, emitindo recibos como se o contratado estivesse doando o dinheiro e não recebendo do candidato para prestar o serviço. 

Outra manobra é usar nomes de familiares, funcionários públicos como secretários e amigos em cargos de confiança como doadores de campanha e, veja só, a maioria aparece como que doando de R$ 50 à 200 Reais, até pessoal que trabalha na campanha panfletando aparece como doador financeiro das campanhas dos prefeitos. 

Mas o pior são as empresas, principalmente, as empreiteiras da construção civil e engenharia que, teoricamente, doam uma grande quantia em dinheiro, parte dela é declarada, parte não, e depois o retorno é certo, como apontou o estudo recente, de até 850% em licitações direcionadas, 'pedras cantadas', como se diz no meio político. 

Leis frouxas 

Com efeito, alguns defendem que as leis atuais são boas e se bem aplicadas surtiriam resultados, após investigações, detecção de fraudes e irregularidades acabando em prisões e punições. Contudo, parece que a realidade do Brasil é outra, parece que a lei é fraca, a investigação é quase zero, uma ou outra e quando interessa midiática e politicamente às autoridades, e a punição então? Leva-se anos, décadas para punir um político no Brasil, basta ver o caso do mensalão, julgado quase 09 anos depois de processados os réus. 

Clique aqui, acesse o site Transparência Brasil e saiba quem doou e quanto doou para a campanha de prefeito em 2012. (Depois, se tiver tempo, faça uma rápida pesquisa no Google com os nomes de alguns doadores físicos e de empresas e com o nome da prefeitura de sua cidade, para ver o grau de envolvimento de ambos) 

Você também pode consultar direto no site do Tribunal Superior Eleitoral: Link 


Folha Centro Sul
Editado e revisado por Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...