sábado, 8 de fevereiro de 2014

‘A polícia reagiu de maneira absolutamente exagerada’, diz correspondente alemão que cobriu protesto


Imagem: Reprodução
“O protesto começou de forma pacífica. Mas logo explodiram atrás de mim as primeiras bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. O pânico era generalizado, e tentei junto com a multidão ir para a estação e passar pela polícia, que batia sem controle. Tentei sair e, com um golpe, um policial bateu na câmera que estava em minhas mãos. Tentei juntar as peças e tomei um golpe na barriga e outro nas costas. A polícia reagiu de maneira absolutamente exagerada.”

O relato é do correspondente da Deutsche Welle no Rio de Janeiro, Philipp Barth, que cobria o protesto realizado na quinta-feira (06/02) à noite contra o aumento do preço da passagem de ônibus na cidade.

A manifestação, no início pacífica, transformou a região da Central do Brasil num palco de violência e voltou a colocar em questão atuação da polícia.

“Os fatos falam por si só e têm demonstrado cabalmente que as polícias militares não sabem lidar com manifestações da sociedade civil”, afirma Rafael Custódio, coordenador do Programa de Justiça da ONG Conectas Direitos Humanos. “As polícias não só não estão preparadas como parecem não entender o grau de violência e ilegalidade que têm perpetrado contra a população.”

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada junto a policiais militares e civis de todas as regiões do país revelou que as próprias forças de segurança se sentem despreparadas para agir diante de grandes manifestações. Na sondagem, 64% dos entrevistados admitiram não ter recebido orientações e treinamento adequados para lidar com protestos e com o movimento Black Bloc.

O motivo das manifestações desta quinta-feira foi o aumento de R$ 0,25 nas passagens de ônibus, levando o preço para o valor de R$ 3. A nova tarifa, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes na semana passada, deverá entrar em vigor neste sábado.

DW
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...