quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Imprensa francesa mostra preocupação com apagão e violência no Brasil a poucos meses da Copa


Imagem: Reprodução/Wikipédia
A imprensa francesa desta quarta-feira (5) repercute em tom de preocupação o apagão de ontem no Brasil, a menos de 5 meses da abertura da Copa do Mundo de futebol. A ação policial no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro, também é destaque no jornal Metronews de hoje

A agência France Presse informa que o blecaute atingiu onze estados brasileiros. Ela cita particularmente três estados que ficaram sem luz Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná lembrando que eles vão sediar jogos do Mundial. Falhas no sistema de transmissão foram as responsáveis pelo corte de energia que deixou sem luz entre 5 e 6 milhões de pessoas, escreve a agência citando as autoridades brasileiras.

Histórico de apagões
O Le Figaro explica que o incidente aconteceu no dia seguinte de um recorde no consumo de energia provocado pelas altas temperaturas registradas neste verão. O jornal conservador lembra que esta não é a primeira vez que o país fica no escuro. O Le Figaro enumera os vários apagões nos últimos dois anos, dando bastante destaque para o blecaute que afetou o aeroporto do Galeão, lotado de turistas, no final de 2012. Com uma ponta de ironia, o jornal diz que a presidente Dilma Rousseff garantiu na época que o apagão tinha sido provocado por falha humana.


Violência
“Grande ofensiva contra o crime a quatro meses do Mundial de futebol”: esse é título um pouco sensacionalista da matéria do jornal Metronews, publicada nesta quarta-feira, sobre a ação policial no Morro do Juramento, no Rio de Janeiro. O jornal explica que a “mega operação” aconteceu depois do ataque de traficantes de drogas contra a UPP de uma favela carioca que deixou uma jovem soldada morta. Seis suspeitos morreram baleados, informa o tabloide.


Adriana Brandão
RFI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...