quinta-feira, 20 de março de 2014

Programa da NSA grava todas ligações telefônicas feitas num país


Imagem: Reprodução / DW
A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA desenvolveu um programa de espionagem capaz de gravar todas as ligações telefônicas feitas num determinado país, podendo recuperar mensagens de até 30 dias atrás.

A revelação foi feita na noite desta terça-feira (18/03) pelo jornal Washington Post e teve como fonte pessoas ligadas diretamente ao sistema e novos documentos fornecidos pelo ex-colaborador da NSA Edward Snowden.

O programa, batizado de Mystic, foi desenvolvido em 2009 e atingiu sua capacidade plena em 2011, sendo desde então usado contra um país não revelado – a pedido das autoridades dos EUA, o jornal não revelou informações que permitissem a identificação deste país ou dos países onde se pretende usar o programa.

De acordo com a reportagem, o programa desenvolvido pode gravar todos os telefonemas feitos num país, armazenando bilhões de conversas num servidor. As ligações podem ser ouvidas até 30 dias depois de terem sido feitas.

A Casa Branca evitou comentar o conteúdo da reportagem. Uma porta-voz da NSA, no entanto, disse ao jornal que a divulgação das técnicas e ferramentas utilizadas para atividades de inteligência dos EUA é altamente prejudicial para a segurança do país e de seus aliados.

DW
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...