quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Em um ano, governo brasileiro já pagou mais de 700 milhões de dólares a Cuba pelos médicos


Imagem: Reprodução / CubaNet
Desde agosto de 2013 até o momento, Cuba já recebeu mais de 700 milhões dólares do governo brasileiro, graças ao programa Mais Médicos. Os dados foram divulgados pela revista The Economist, que retrata o impacto econômico da exportação de serviços cubanos. 

No momento, 11.456 médicos de Cuba trabalham no Brasil, em 2.700 cidades. Eles permanecerão no Brasil em 2015, graças a uma prorrogação do programa. 


A revista explica que o Mais Médicos surgiu em resposta aos protestos de junho de 2013, exigindo melhoras na qualidade dos serviços públicos, especialmente na área da saúde. 

O Brasil paga 4.5000 dólares mensais por médico; o pagamento é feito através da Organização Panamericana de Saúde (OPS), que realiza os pagamentos a Cuba e desconta 5% do valor a título de comissão. Cuba, ao receber o dinheiro, divide-o em duas partes: o salário do médico (1.245 dólares) e a parte do governo (o resto). 

Leia também: 

A revista explica que Cuba pode exportar sua mão de obra devido à alta taxa de médicos do país (440.000 para a população de 11 milhões), que continua sendo uma das maiores do mundo e é um dos cartões de visita do governo de Raúl Castro no panorama internacional. 

No entanto, essa alta taxa de médicos não tem efeito para a população da ilha, já que desde 2008 o número de médicos que trabalham no país foi reduzido para enviá-los a outros países e assim receber grandes volumes de dinheiro. 

Este ano, Cuba receberá cerca de 8,2 bilhões de dólares graças aos profissionais de saúde que exporta a 66 países, com 50.000 médicos, metade dos quais na Venezuela. Na maioria desses países - lembra a Economist - os cubanos têm salários mais baixos que os médicos locais, ocupando os mesmos postos, e o governo de Cuba retém uma grande parte do que é pago por eles. 

CubaNet
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...