sábado, 28 de fevereiro de 2015

Planalto dá mau exemplo e usa mangueira para lavar calçada


Imagem: André Coelho / Ag. O Globo
Duas semanas depois de o governo determinar que os órgãos públicos federais adotem medidas de economia de água e energia, funcionários do Palácio do Planalto foram flagrados utilizando uma mangueira para limpar a calçada do prédio nesta sexta-feira. Imagens registradas pelo O GLOBO mostram que a crise hídrica foi esquecida na hora de lavar a área externa de onde a presidente Dilma Rousseff despacha.

Diante do risco da falta de abastecimento que atinge principalmente a região Sudeste do país, o Ministério do Planejamento recomendou, em portaria publicada no dia 13 de fevereiro, que os órgãos públicos federais adotem “boas práticas” de gestão e uso de energia elétrica e água. A portaria orienta a priorizar a utilização de equipamentos de menor uso da água e com ciclo de funcionamento regulado por temporizadores.

Leia também: 

Procurada para explicar o assunto, a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto informou que “tratou-se de uma ação pontual para limpar um espaço inferior a 20 metros quadrados, onde havia sujeira acumulada devido a um reparo”.

Entre as boas práticas citadas na portaria, estão o desligamento de aparelhos de ar-condicionado, computadores e lâmpadas em ambientes desocupados; revezamento de elevadores e utilização das escadas, sempre que possível, para acesso aos primeiros pavimentos.

Também foram definidas regras sobre a periodicidade de irrigação de jardins e gramados e avaliação da viabilidade de utilização de sistemas de reúso da água. A portaria ainda sugere que os carros sejam lavados a seco.

Veja também: 




André Coelho e Washington Luiz
O Globo
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...