terça-feira, 26 de maio de 2015

Contrato de empréstimo do BNDES, mantido em sigilo no Brasil, está disponível na internet


Imagem: Reprodução 
Embora o governo tenha imposto sigilo sobre os empréstimos do BNDES no exterior, os dados de um dos contratos estão disponíveis na internet. Trata-se de contrato de empréstimo para  obra da Andrade Gutierrez (AG) na República Dominicana, no valor de quase 250 milhões de dólares, assinado pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. 


O especialista Dr. João Manuel Pinho de Mello, professor titular do INSPER, que postou o link em sua página no Facebook, comenta as condições do acordo: "Chamo a atenção para a Cláusula Quinta - Intereses (juros em português). Libor + 2.3% ao ano, com 12 anos para pagar. É um presente. (...) O beneficio privado da Andrade Gutierrez está claríssimo. O benefício público é bem menos claro". Mello conclui: "A coisa mais importante na pauta do congresso é derrubar o veto da Dilma à transparência no BNDES".

Leia também: 

O contrato pode ser lido no site da Câmara dos Deputados da República Dominicana, neste link

Em outra ocasião em que dados de contratos sigilosos do BNDES foram revelados, o senador Aécio Neves,  então candidato à presidência, também mostrou condições  completamente fora do mercado em empréstimo a Cuba

Embora o Senado tenha derrubado o sigilo nas operações do BNDES, a presidente Dilma vetou o dispositivo que quebrava o sigilo. O Congresso tem menos de um mês para derrubar o veto da presidente. 

Veja também:


      

Luciana Camargo
Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...