quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Nova fase da Lava Jato chega ao Rio Grande do Sul e apura crimes contra o sistema financeiro


Imagem: Agência Brasil
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 16, a Operação Étimo, para combater crimes de lavagem de capitais, evasão de divisas, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção, em desdobramento da Operação Lava Jato no Rio Grande do Sul.



Mais de 50 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em Porto Alegre (2), Canoas (1), Glorinha (1) e em Brasília (1). Também foram autorizados pela Justiça Federal o sequestro de bens e o afastamento de sigilo dos investigados.

Leia também: 

Ator Nelson Freitas faz convocação urgente contra 'bolsa-político' de R$3,6 bilhões: 'Chega de canalhice!'; veja vídeo
Raquel Dodge chama grupo de Janot para ficar na Lava Jato
Procuradores da Lava Jato publicam vídeo com alerta urgente à população sobre planos escusos dos corruptos; veja
CNJ manda suspender pagamentos milionários a juízes do Mato Grosso
Lula defende permanência de Maduro no poder
Governo anuncia nova meta fiscal para 2017, de R$ 159 bilhões



Com dados obtidos a partir de compartilhamento das informações da 26ª Fase da Operação Lava Jato (Operação Xepa), foi possível aprofundar as investigações sobre esquema envolvendo a lavagem de dinheiro por meio de entidade associativa ligada a grandes empreiteiras.

A entidade recebia das empreiteiras um porcentual do valor de obras públicas realizadas no Estado. Contratos de assessoria entre a entidade associativa e empresas de fachada eram utilizados para dar aparência de legalidade às operações financeiras de retirada de valores dessa entidade. A movimentação ilegal desses recursos, no Brasil e no exterior, sua origem e sua destinação, são objeto de investigação pela Operação Étimo.

O nome da Operação é uma referência à origem das informações que possibilitaram o aprofundamento das investigações. Étimo é um termo que exprime a ideia de origem, que serve de base para uma palavra, a partir da qual se formam outras.


Veja também: 







Julia Affonso e Fausto Macedo
Broadcast Político
Editado por Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...