quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Partidos da base e oposição se juntam contra 'distritão'


Imagem: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Partidos da base e da oposição se uniram, nesta quarta-feira (9), contra o distritão para a eleição de deputados federais, estaduais e vereadores. PHS, PRB, PR, PT, Psol e PCdoB lançaram uma "frente ampla" contra a aprovação do modelo no âmbito da reforma política que é discutida por uma comissão especial da Câmara dos Deputados.



"Apenas quatro países no mundo adotam esse modelo. O mais famoso deles é a Jordânia. Não queremos trazer esse modelo para o Brasil", disse o deputado Marcelo Aro (PHS-MG). "O Japão adorou esse modelo e voltou atrás porque foi o tempo de maior corrupção no país", disse.

PHS, PRB e PR indicaram representantes para se manifestarem pelo partido. O grupo criticou os comentários de que há "um consenso" sobre o modelo.


PRB e PR se beneficiaram das regras do atual sistema, a lista proporcional aberta, com a eleição de "puxadores de votos" como Celso Russomanno (PRB-SP) e Tiririca (PR-SP), que, com mais de um milhão de votos cada, ajudaram a eleger uma bancada maior na Câmara dos Deputados. O PRB teve deputados eleitos até com 22 mil votos.

Leia também:
TRF4 nega novo pedido de habeas corpus e mantém prisão de Vaccari
Gilmar Mendes fala de central ilegal de escutas da PGR
Joesley presta depoimento na PF de São Paulo
Álvaro Dias se rebela após Temer anunciar que aumentará imposto de renda para até 35%: 'Cortar na carne, nem pensar, não é mesmo?'
Sem punição, transparência pode dificultar a redução da corrupção, diz pesquisador
Pedro Corrêa relata ligação de Lula a diretor da Petrobrás por propinas ao PP
Nova PGR diz que encontrou Temer às 22h de terça para discutir data da posse
Senadora Ana Amélia expõe como desembargador destruiu argumentos petistas e endossou Moro, prisão se aproxima; veja vídeo


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...