sábado, 30 de dezembro de 2017

Justiça alemã determina que ex-nazista de 96 anos deve ir para prisão


Imagem: Julian Stratenschulte / AFP
A Corte Constitucional da Alemanha decidiu que um alemão de 96 anos deve ir para a prisão devido a seu papel nos crimes cometidos no campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, recusando-se a derrubar uma decisão de instância inferior.


Oskar Gröning, conhecido como o "contador de Auschwitz" por seu trabalho de contar o dinheiro roubado das vítimas do campo, foi sentenciado a quatro anos de prisão em 2015, mas disputas devido à sua saúde e idade adiaram o início do cumprimento da sentença.

A corte rejeitou o argumento da defesa de Gröning de que a prisão a essa idade avançada "violaria seu direito à vida".

Leia também: 

"O réu foi considerado culpado de ter sido cúmplice no assassinado de 300 mil casos relacionados, o que significada que há importância particular de levar adiante a sentença que o Estado determinou", escreveram os juízes, mantendo a decisão da corte regional de Celle.

Não há apelação à decisão da Corte Constitucional, mas a decisão deixa aberta a possibilidade de que Gröning seja libertado caso sua saúde se deteriore.

Gröning, que admitiu que era moralmente culpado, afirmou que era um entusiasta nazista quando foi trabalhar em Auschwitz em 1942, quando tinha 21 anos de idade.

Ele chamou atenção em 2005 após dar entrevistas sobre seu trabalho do campo numa tentativa de convencer negacionistas de que o Holocausto havia acontecido. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto.

Veja também:






Reuters

Editado por Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...