domingo, 20 de maio de 2018

O indulto de Lula está no forno, diz colunista


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
O colunista da Folha de S. Paulo, Elio Gaspari, afirma que "o indulto de Lula está no forno". Segundo o colunista, embora a concessão de um indulto ao ex-presidente condenado seja equivalente a uma admissão de culpa, isso não impediria Ciro Gomes de conceder o indulto, no primeiro dia de governo, se assim o desejasse. 

Leia abaixo os argumentos de Elio Gaspari: 

Ciro Gomes tem toda a razão quando diz que não se pode oferecer um indulto a Lula enquanto ele tiver recursos tramitando na Justiça. Seria o mesmo que considerá-lo culpado.
Isso não elimina o fato de que se Ciro vier a ser eleito presidente da República poderá indultar Lula no primeiro dia de governo. (O ministro Luís Roberto Barroso parece ter farejado essa carta ao restringir o indulto de fim de ano de Temer.)
Leia também: 

Em princípio, há um famoso precedente histórico. Em 1974, um mês depois de ter assumido a Presidência dos Estados Unidos, Gerald Ford perdoou Richard Nixon, arrastado pelo caso Watergate.
Mas nem tudo é o que parece. Ford perdoou Nixon argumentando que seu julgamento demoraria pelo menos um ano, dividindo o país. Segundo Ford, ele já havia sido obrigado ao inédito constrangimento de deixar a Presidência dos Estados Unidos.
Lula não renunciou e já foi condenado em duas instâncias judiciais.

Veja também:





Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...