domingo, 5 de agosto de 2018

PSB aprova decisão de não apoiar nenhum candidato à Presidência


Imagem: Reprodução / Twitter
O PSB aprovou, por votação simbólica, a decisão de não coligar com nenhum dos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. Assim, os candidatos ao governo em cada Estado poderão definir o apoio ao candidato nacional que quiserem.


A decisão foi tomada na convenção nacional do partido realizada na manhã deste domingo, 5, em Brasília. O encontro foi marcado por tumultos e manifestações de grupos que defendiam o apoio formal ao candidato do PDT, Ciro Gomes.

Leia também:
Maduro sofre atentado com drones carregados com explosivos; veja vídeo

O presidente da sigla, Carlos Siqueira, lembrou que o partido tentou ter um candidato próprio com a indicação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa mas, diante da sua negação, a sigla ficou "sem opção".

Ele também rechaçou o termo neutralidade e disse que a decisão é a de não coligar com os candidatos que se colocaram na disputa ao Palácio do Planalto. "Isso não significa neutralidade, porque neutralidade não existe nem nas pessoas e nem nos partidos", disse.

Antes da votação, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, fez um breve discurso em que pediu que os convencionais decidissem pelo apoio a Ciro Gomes.

A posição do PSB foi tomada após um acordo fechado com o PT na semana passada, o que deixou Ciro Gomes isolado na corrida presidencial.

A costura entre as cúpulas do PT e do PSB sacrificou candidaturas regionais dos dois partidos e gerou reações indignadas em Pernambuco e Minas Gerais.

A legenda petista articulou um processo de asfixia da candidatura de Ciro para manter a hegemonia no campo da esquerda, mesmo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso e condenado na Lava Jato - apesar da prisão e potencial inelegibilidade de Lula com base na Lei da Ficha Limpa, o partido vai anunciá-lo oficialmente como candidato. 

Veja também:




Mariana Haubert
Broadcast Político
Editado por Política na Rede 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...