![]() |
Cerca "protege" Congresso Nacional. Imagem: Mauro Sampaio/Acessepiauí |
Uma cerca de arame isola o gramado do Congresso Nacional pelo seu lado direito, de quem segue para a Praça dos Três Poderes. A novidade surpreende e já recebe críticas nas redes sociais.
A ocupação, os conflitos com a Polícia Militar e o receio de depredação (como a do Ministério de Relações Exteriores) fizeram com que a administração determinasse a instalação de holofotes sobre caixotes de madeira voltados para o gramado, com o objetivo de intimidar e atrapalhar atos de vandalismo.
É a vez da cerca. Os órgãos de comunicação do Congresso Nacional nada noticiaram sobre a medida. Nenhum deputado ou senador protestou, provavelmente por desconhecimento. Quem já viu, não gostou e repudia.
A ideia deverá desgastar ainda mais a imagem dos parlamentares.
A Coluna Brasília entrevistou o arquiteto José Helder Pereira, que afirma que a cerca é uma agressão ao tombamento da capital e ao direito das pessoas de se manifestarem sem obstáculos.
Acessepiauí - A cerca colocada no lado direito do Congresso Nacional não fere o tombamento do prédio?
José Helder Pereira - Sim. A Esplanada dos Ministérios é uma área livre do Eixo monumental, palco de manifestações populares. Toda intervenção na Esplanada deve ser aprovada pelo Instittuto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Não acredito que esta cerca tenha sido submetida ä aprovação.
Acessepiauí - Além disso, ela enfeia, não?
José Helder Pereira - Com certeza. Imagino que não houve qualquer preocupação estética na sua colocação. Ela lembra uma cerca de curral de gado.
Acessepiauí - E politicamente, o que representa tal cerca?
José Helder Pereira - Acredito que tenha sido colocada para conter a movimentação popular, talvez visando às manifestações agendadas para o 7 de Setembro. Logo, é uma medida autoritária. Será um aparato para manter a população afastada do Congresso? Primeiro, foi feito o espelho dágua. Agora, a cerca. Será que vamos esperar colocarem um muro para nos movimentar?
Acesse Piauí