![]() |
Imagem: Reprodução / Redes Sociais |
O Brasil é dos poucos países que paga salários a vereadores e cargos similares. E paga muito bem. São cerca de R$ 10 bilhões por ano com salários, auxílios, verba indenizatória e outras regalias pagas aos 57.736 vereadores eleitos no ano passado, segundo dados do Tesouro Nacional. E esse valor pode ser muito maior, já que só cerca de 80% dos municípios sequer disponibilizam informações contábeis e fiscais.
Proposta de 2012 extinguia salários de vereadores dos municípios de até 50 mil habitantes (88% dos 5.570 existentes). Foi “assassinada”.
Leia também:
'Quando o Gilmar Mendes for preso, não haverá Gilmar Mendes para soltá-lo', diz humorista José Simão
'To com uma prisão de ventre forte, acho que vou chamar o Gilmar Mendes pra mandar soltar', diz humorista Whindersson Nunes
Na maioria dos países, os vereadores não têm Câmara. Se reúnem em locais gratuitos e debatem melhorias para a comunidade. De graça.
No Brasil, vereador ganha dois terços dos salários de deputado estadual, que recebem dois terços dos ganhos de deputado federal.
Protagonista no maior escândalo de corrupção da História, o PT viu o número de vereadores cair quase pela metade, de 5.067 para 2.795.
Veja também:
Cláudio Humberto
Diário do Poder
Editado por Política na Rede
Diário do Poder
Editado por Política na Rede