terça-feira, 9 de maio de 2023

Senador Marcos do Val cita matéria do The New York Times sobre abusos de Moraes e convoca senadores: ‘São 4 anos, com a desculpa de proteger a democracia’


Da tribuna, o senador Marcos do Val apresentou um levantamento de excessos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e cobrou uma atitude real da Casa, apontando que discursos não são suficientes para restabelecer a democracia no Brasil. 

O senador mencionou uma matéria da imprensa internacional, que afirmou que, a pretexto de proteger a democracia, o ministro do Supremo está violando a democracia. Do Val disse: “A sociedade nos cobra, como Senadores da República, alguma atitude, alguma ação perante o STF, porque cabe aos Senadores essa indecisão”.

Marcos do Val mencionou um exemplo de excesso de Alexandre de Moraes, quando o ministro, por telefone, sem pedido de qualquer autoridade legitimada para isso, mandou reter seu telefone, sem respeito ao devido processo legal. Do Val lembrou:  “aqui é um Senador da República, do Espírito Santo, representando quase 1 milhão de capixabas. Um milhão de capixabas. Em nosso estado, nós temos 2 milhões de eleitores: 1 milhão, quase 1 milhão, foram os votos que eu recebi para estar aqui, representando os capixabas. E o Ministro, de forma monocrática, impediu a minha ida para visitar o ex-Ministro Anderson Torres. É algo sobre o qual a gente fica se questionando, se vale desrespeitar a democracia para defender a democracia”.

Do Val alertou os colegas: “Nós precisamos ter atitudes e ações, não adianta ficar aqui só no parlar, só no falar, nós precisamos ter ações, porque não sabemos o que... Hoje é comigo, amanhã é com outro e a harmonia entre os três Poderes vai acabar…”. 

O senador Esperidião Amin, então, pediu um aparte, e mencionou uma entrevista concedida pelo novo comandante do GSI, que afirmou que, se estivesse no comando na situação ocorrida no dia 8 de janeiro, teria pedido reforços. Amin citou uma frase do novo ministro do GSI: "Não foi só no GSI que ocorreu o problema, foi falha mais ampla". O senador acrescentou: “é esta amplitude da omissão que exige investigação”.

O senador Marcos do Val, então, reiterou: “não dá para ficar mais só fazendo reclamações e questionando o Ministro Alexandre de Moraes, nós temos que tomar alguma providência”. Do Val sugeriu que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reúna com a presidente do STF para dar uma oportunidade à Corte para fazer cessar as condutas do ministro. 

O senador apontou uma das situações em que o ministro deveria se declarar impedido de julgar o inquérito e afirmou: “Assim, eu peço uma avaliação dos outros ministros do STF quanto a esse detalhe. Não é fazendo nenhum movimento de retaliação, ou embate, ou confronto, nada disso; é apenas que nós possamos, todo mundo, as três Casas, ser coerentes com a fala de que defendemos a democracia”.

Do Val disse: “Não questiono a questão da toga, da função, ela é fundamental para que possamos ter essa harmonia entre os três Poderes, mas já ultrapassou o tempo – são quatro anos – num relatório sobre fake news dando poderes a um único ministro, que, com a desculpa de proteger a democracia, não está obedecendo a ela, nem a está seguindo”.

A ditadura da toga segue firme, graças à omissão conivente do Senado Federal. O Brasil tem hoje presos políticos e jornais, parlamentares e influenciadores censurados. A Folha Política tem toda sua receita gerada desde 1º de julho de 2021 confiscada por uma ‘canetada’ do ministro Luis Felipe Salomão, ex-corregedor do TSE, com o aplauso e o respaldo dos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Edson Fachin. Todos os rendimentos de mais de 22 meses de trabalho do jornal estão sendo retidos sem justificativa jurídica. 

Anteriormente, a Folha Política teve sua sede invadida e TODOS os seus equipamentos apreendidos, a mando do ministro Alexandre de Moraes. Mesmo assim, a equipe continuou trabalhando como sempre, de domingo a domingo, dia ou noite, para trazer informação sobre os três poderes e romper a espiral do silêncio imposta pela velha imprensa, levando informação de qualidade para todos os cidadãos e defendendo os valores, as pessoas e os fatos excluídos pelo mainstream, como o conservadorismo e as propostas de cidadãos e políticos de direita.

Se você apoia o trabalho da Folha Política e pode ajudar a evitar que o jornal seja fechado pela ausência de recursos para manter sua estrutura, cumprir seus compromissos financeiros e pagar seus colaboradores, doe qualquer valor à empresa Raposo Fernandes por meio do PIX cujo QR Code está visível na tela ou por meio do código ajude@folhapolitica.org. Caso não utilize PIX, há a opção de transferência bancária para a conta da empresa Raposo Fernandes disponível na descrição deste vídeo e no comentário fixado no topo.

A Folha Política atua quebrando barreiras do monopólio da informação há 10 anos e, com a sua ajuda, poderá se manter firme e continuar a exercer o seu trabalho. PIX: ajude@folhapolitica.org

Toda a renda gerada pelo nosso jornal desde 1º de julho de 2021 está bloqueada por ordem do TSE. Ajude a Folha Política a continuar o seu trabalho. Doe por meio do PIX: ajude@folhapolitica.org  

Depósitos / Transferências (Conta Bancária): 

Banco Inter (077)

Agência: 0001

Conta: 10134774-0

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09

-

Banco Itaú (341)

Agência: 1571

Conta: 10911-3

Raposo Fernandes Marketing Digital LTDA (Administradora da Folha Política)

CNPJ 20.010.215/0001-09


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário